Por que a dieta mediterrânea é considerada uma das dietas mais saudáveis?
Ela está relacionada com baixas taxas de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade.
Mas o que tem de especial nessa dieta?
Ela tem na base atividade física e o convívio social, depois vem os alimentos in natura ou minimamente processados. Esses alimentos devem ser consumidos em todas as refeições.
Aqui entram as frutas, verduras, legumes. Entram as gorduras boas como azeite, abacate, castanhas. E o uso de temperos naturais também são bem-vindos.
Se você reparar na imagem, o pão também está presente nessa base. Mas com certeza, não são esses pães que compramos no mercado com uma lista enorme de ingredientes e aditivos químicos, é um pão de boa qualidade, feito apenas com farinha, água e sal. E se for de fermentação lenta para facilitar a digestão, melhor ainda.
Logo em cima vem os peixes e frutos do mar, pois alguns peixes possuem uma boa quantidade de ômega 3, que é anti-inflamatório – esse grupo tem uma recomendação de ingestão de 2x na semana.
Depois vem o grupo do frango, ovo, leite e derivados, que devem ser consumidos em pequenas porções semanalmente.
E por último as carnes vermelhas e doces, que devem ser consumidas esporadicamente.
Percebe que os salgadinhos, os biscoitos, a lasanha congelada, o miojo, e todos os alimentos industrializados nem entraram aqui? Se você ainda come esses produtos e não consegue tirar de uma vez só, começa reduzindo, até tirar por completo.
Além disso, reparou que a bebida é água? E não refrigerante, suco, refresco e etc..
E eles tem um consumo moderado de vinho tinto. Não recomendo álcool em nenhuma quantidade, porém o vinho tinto tem resveratrol, que é um composto bioativo e traz benefícios para a saúde.