Como manter uma alimentação saudável no carnaval

7 de fevereiro de 2024
Posted in Dicas, Saúde
7 de fevereiro de 2024 Juliana Aires

Ahhh o Carnaval! Essa época tão esperada por muitos está chegando. Seja pulando nos blocos de rua ou na avenida, o importante é a diversão e a alegria. Mas para aguentar uma semana de pura diversão, não devemos deixar de lado nossa saúde, precisamos de alguns cuidados com nossa alimentação, para manter a energia e o corpo saudável. Veja algumas delas:

Hidratação

É essencial que beba bastante água. Carnaval é na época do ano mais quente e ficar de baixo do sol o dia inteiro, desidrata o corpo. Além disso, se você ainda faz ingestão de bebida alcóolica, vai desidratar ainda mais. Por isso, tenha sempre uma garrafa de água por perto e invista também em sucos naturais ou água de coco.

Se programe

Não fique longo período de jejum, antes de sair para pular o carnaval, faça uma boa refeição, não pule o almoço e nem o jantar. Invista em alimentos que te tragam energia para o dia todo, como pão integral, batata, arroz integral, frutas, etc. Leve também boas opções para comer, como frutas secas, castanhas, barrinhas de proteína, etc.

Imunidade

Com toda essa agitação, a imunidade pode ficar debilitada. Para aumentar a imunidade, não deixe de consumir frutas e legumes, pode fazer uso de algumas substâncias como: própolis, cúrcuma, gengibre. Então antes de sair de casa, você pode fazer um suco de laranja com gengibre, por exemplo.

Cuidado com alimentos consumidos na rua

Evite frutos do mar e alimentos vendidos na praia com maionese e molhos, com o calor, esses alimentos estragam facilmente e pode causar uma infecção alimentar e estragar a sua folia. Além disso, evite fritura e alimentos gordurosos, pois são muito difíceis de digerir e pode causar problemas gastrointestinais, como azia e má digestão.

Após as festas, algumas plantas podem ajudar:

  • Dente-de-leão: estimula a eliminação de toxinas pelo fígado;
  • Hortelã: tem ação digestiva e refrescante;
  • Gengibre: muito bom para a náusea;
  • Alcachofra: tem ação protetora do fígado, desintoxicante e digestiva;
  • Boldo do Chile: Acelera eliminação das toxinas e protege o fígado;
  • Espinheira Santa: alivia os sintomas de mal-estar do estômago;
  • Cúrcuma: anti-inflamatório natural para dores de cabeça.

Nos dias seguintes à festa, procure recuperar as horas de sono perdidas e retomar a sua alimentação habitual. Boa diversão!

,
× Vamos agendar uma consulta?