Você já ouviu falar no Blue Zones?
São cinco lugares no mundo onde as pessoas vivem mais, e não é vivendo em uma cama de hospital, são pessoas saudáveis e ativas.
Dan Buettner, o fundador do Blue Zones, descobriu que esses povos compartilhavam de algumas similaridades e listou em nove segredos para uma vida mais longa e saudável. Vamos a eles?
Mover naturalmente
Essas pessoas não puxam ferro na academia, nem correm maratona. Eles vivem em ambientes que constantemente incentivam a se mover sem mesmo pensar nisso. Eles cultivam jardim e não tem maquinas para ajudar no trabalho de casa.
Proposito
Saber o seu propósito de vida vale até sete anos de expectativa de vida extra. Por qual motivo você levanta todo dia de manhã?
Relaxar
Até as pessoas que vivem nas Blue Zones vivenciam o estresse, mas o que todos tem em comum é um mecanismo de “desligar” desse estresse.
O estresse é necessário, é um dos nossos mecanismos de defesa. Estresse nos deixa mais focados, mais produtivos. O problema é quando ele se torna crônico e você não consegue relaxar. Isso aumenta inflamação e com isso vem diversas doenças crônicas.
Para o Ayurveda corpo e mente são ligados, por isso se recomenda práticas de Yoga e meditação.
Regra dos 80%
Essa regra fala para parar de comer quando você estiver com o estomago 80% cheio. Sabe aquele rodizio que você come até não aguentar mais? É, eles não fazem isso.
Dieta a base de Planta
Leguminosas, incluindo feijão, lentilha, soja são os pilares da alimentação da maioria dos centenários. Alimentos de origem animal eles comem apenas uma média de 4 vezes no mês, um tamanho de aproximadamente 80g.
Vinho
Sim, eles bebem álcool moderadamente. Bebem de 1 a 2 taças de vinho todos os dias. Mas atenção! Não vale economizar na semana e beber as 14 doses no sábado.
Pertencer
Todos, exceto cinco dos 263 centenários que foram entrevistados pertenciam a alguma comunidade religiosa, não importa qual.
Entes queridos primeiro
Os centenários colocavam os familiares em primeiro. Isso significa manter os pais e idosos por perto ou em casa. Eu, pessoalmente, não acho que seja para literalmente colocar os outros em primeiro lugar e sim tratar bem, manter por perto. Pois se você não olhar primeiro para você, se você não tiver saúde, como você vai cuidar do outro?
Tribo certa
As pessoas que viveram por mais tempo escolheram – ou nasceram em – círculos sociais que apoiavam comportamentos saudáveis. Pesquisas mostram que fumar, obesidade, felicidade e até solidão são contagiosas.
Sabe aquele ditado: Diga-me com quem andas que eu te direi quem és? Faça uma análise, as pessoas que você tem mais contato levam uma vida saudável? É esse grupo que você quer pertencer?
Gostou de saber os segredos dos centenários? Para mais informações você pode acessar o site do Blue Zones.