Mindful Eating

11 de setembro de 2020
Posted in Dicas, Saúde
11 de setembro de 2020 Juliana Aires

O que é Mindful Eating?

Primeiramente falamos em outro post sobre mindfulness, agora é hora de aplicar essa técnica na alimentação, que recebe o nome de mindful eating, ou comer consciente. Essa técnica está enraizada na percepção de que, quando ignoramos o que estamos vendo, tocando ou comendo, é como se não existisse. Quantas vezes você não começou a comer pipoca vendo um filme e quando menos se esperava a pipoca já tinha acabado? Você ficou satisfeita? Acredito que sua resposta tenha sido não, porque para nosso cérebro é como se aquela pipoca não tivesse existido.

Agora imagina comer todas as refeições assistindo televisão, trabalhando ou pensando nas tarefas de casa? O resultado disso poderá ser uma falta de regulação do seu cérebro na quantidade de comida ingerida e, portanto, acabará ingerindo uma quantidade maior do que a necessária e assim, ganhará peso.

Isso me lembra uma situação que aconteceu comigo e com minha amiga. Ela estava trabalhando e levei uma manga para ela comer. Ao terminar o trabalho, uns 20 minutos depois de ter comido a manga, ela me pergunta o que iriamos lanchar. Perguntei a ela se a manga não tinha saciado ela, então ai que ela me pergunta: que manga? Ela nem se lembrava, era como se aquela manga não tivesse existido, pois ela não comeu com atenção.

Nós nutrimos nosso corpo através dos cinco sentidos: audição, olfato, paladar, visão e tato. Para nutrir todos eles, tempos que estar prestando atenção no cheiro, nas cores, no sabor, senão não nos sentiremos completamente satisfeitos. Uma dica legal para nutrir a visão é investir nas louças para compor sua mesa, veja o vídeo que eu e a Natural Chef Lais Souza falamos sobre isso.

Desafie-se a comer com atenção plena!

Dito tudo isso, agora te convido para fazer o desafio de comer com atenção plena por uma semana.
Toda vez que for colocar qualquer coisa dentro da sua boca, seja comida, bebida, chiclete, bala,  primeiramente repare no nível da sua fome, classifique-a de 0 a 10. Posteriormente, finja que você nunca comeu aquela comida, sinta seu cheiro, pense em sua composição (como foi preparado), sinta os sabores, mastigue bem. Na metade, classifique novamente a sua fome.

Como está sua relação com a comida?

Para finalizar, convido você a responder o questionário abaixo para saber sua relação com a comida.
Estabelecendo uma relação saudável com a comida:

1. Você se sente feliz e completamente engajado na vida quando não está comendo
(comida não é sua única fonte de prazer e satisfação)
2. Quando você não está sentindo fome, você não come
3. Você para de comer quando se sente satisfeito e é capaz de deixar comida no prato;
4. Você gosta de comer diferentes tipos de comida
5. Você mantém um peso saudável que é estável, não precisando se pesar a cada mês.
6. Você não é obcecado por comida ou por contar calorias para saber se você pode ou não comer.

Se todas as afirmações para você são verdadeiras, parabéns! Você tem uma boa relação com a comida. Caso a maioria das afirmativas seja falsa para você, procure um profissional de nutrição e psicologia para te ajudar. Você não está sozinha nessa.

× Vamos agendar uma consulta?